sábado, 1 de agosto de 2009

Como chegar em Cannes com R$ 140


Essa é pra quem acha que fazer cinema ainda é coisa de outro mundo. Na Inglaterra, um grupo de amigos, apenas por diversão, resolveu filmar um curta-metragem sobre zumbis. Com apenas 45 libras no bolso (equivalente a R$ 140) e muitas idéias, a equipe dirigida por Marc Price realizou "Colin", a história de um rapaz que, após ser mordido por um zumbi, morre e retorna como morto-vivo para devorar os outros.



Sim, e daí? daí que o curta, exibido em um festival no País de Gales, fez tanto sucesso que foi indicado para um agente. Conclusão: "Colin" foi incrito para ser exibido em Cannes, foi aprovado, bem aceito e agora começará a ser distribuído nacionalmente pela Grã-Bretanha!


Não, o tal do Price não é um daqueles que fazem uso do ócio criativo. O cara, de 30 anos, trabalha dia e noite numa empresa de entrega de cargas em Londres. Como ele aprendeu a filmar? Assistindo aos comentários dos diretores nos extras dos DVDs.


Numa entrevista a BBC, Price disse que "hoje em dia, alguns celulares têm câmeras de alta definição, então é perfeitamente possível fazer um filme usando apenas um telefone".


Tudo bem, aqui entra uma série de questões, como o fato do filme ter sido feito em língua inglesa facilitar bastante seu acesso internacionalmente. Mas não dá pra negar: às vezes é preciso apenas vontade de fazer cinema (trash, porque não?).


Os brasileiros vão ter a oportunidade de assistir "Colin" em novembro, durante o festival Curta Fantástico, em São Paulo. Enquanto isso, dá pra assistir ao trailer:




Um comentário:

Madame Poison disse...

É...nosso Glauber tinha razão: uma câmera e uma idéia na cabeça. Mesmo que muito tosca! Mas vá lá...


Estarei ausente por uns tempos.
Quando retornar voltarei por estas bandas.

Beijos da Madame!