segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mama (Mama, 2013)


Quando lançou o curta-metragem Mamá em 2008, Andrés Muschietti atraiu as atenções pela história simples, horripilante e surpreendente contada em 3 minutos (o curta pode ser visto nesta postagem aqui). O diretor acabou atraindo a atenção do cineasta e produtor Guillermo Del Toro (dos excelentes O Labirinto do Fauno, Mutação e Hellboy). Infelizmente, Del Toro não tem sido muito feliz nas escolhas dos seus projetos como produtor, o que o diga o horrendo Don’t be Afraid The Dark.

E mais uma vez Del Toro prova que a produção não é a sua praia. Infelizmente, o filme que prometia um conto de fadas assustador é apenas mais um exemplar desses filmes de monstros chatos jogados às pencas todos os anos nas locadoras. A começar pela história. Um pai, depois de matar a esposa, foge com as duas filhas e acaba sofrendo um acidente, e indo parar em uma cabana abandonada no meio da floresta. Ele acaba morte e as duas crianças, de 2 e 4 anos, ficam 5 anos ali, cuidadas por uma força sobrenatural, até serem resgatadas pelo tio (Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister de Game of Thrones) e pela namorada deste, a rebelde Annabel (Jessica Chastain, de A Hora Mais Escura).


O grande problema é que esta premissa é cheia de buracos. Não sabemos a causa do assassinato da mãe das meninas, como elas sobreviveram comendo amoras ou o quanto inútil é o personagem de Nikolaj na história, além claro do estereotipado psicólogo quase-detetive que todo filme ruim de terror que se preze tem. Chastain até se esforça para interpretar a indiferente Annabel, mas a batida relação afetiva que ela acaba tendo com as crianças torna tudo muito forçado. Salvam o filme, as duas crianças interpretadas como gente grande por Megan Charpentier e Isabelle Nélisse. Nélisse tá ótima como a inocente Lilly e Charpentier como a atormentada Victoria. A direção é extremamente preguiçosa. Os planos são batidos e as sequências que deveriam ser de susto são sabotadas pela trilha sonora alta, um clichê de filmes que tentam assustar na marra.

O monstro é outra decepção. Uma mistura da fada dos dentes de Darkness Falls com a menina cabeluda de O Chamado, a Mama é um amontoado de clichês de terror. O final é bem decepcionante e anticlimático. Enfim, um filme que criou grande expectativa, mas se tornou um dos maiores fiascos da temporada.


Um comentário:

@paulonaz disse...

É por aí mesmo. Mais clichê do que dizer "poderia ter sido bem melhor". Mas vamos lá, dou um crédito para o final por não ter sido clichê total...

### SPOILER #####

A mama não leva os restos mortais do bebê. Seria muito desfecho-resolução de filme de fantasma asiático. A cena em que ela destroça os restos do bebê no ar é bacana. O fato de ter sobrado pra Lily também.