
Muitas vezes tratado com desdém e preconceito, o cinema de horror sempre contribuiu para manter a indústria do cinema sadia, tanto criativamente, quanto financeiramente. De tempos em tempos, grandes sucessos de bilheteria e aqueles que levam a garotada para o cinema, são aqueles filmes banhados em sangue, mas que por trás, escondem o reflexo de uma sociedade, que cada vez mais necessita de uma catarse para os problemas do dia a dia, mesmo que esse escapismo seja com a morte falsa na grande tela.
Desde Nosferatu e Freaks, o fascínio pelo medo sempre despertou o talento de grandes diretores. Assim como atraiu idiotas que só sujaram o gênero junto ao grande público (nem preciso citar Uwe Boll). Mas, se o Brasil ainda não sabe fazer um bom filme de horror (à exceção do mestre Mojica), outros países já têm bons e ruins exemplares há tempos, como a Itália, o Japão e até a Coréia. Hoje, temos bons exemplares sanguinolentos em países tão díspares quanto Inglaterra, Romênia ou Índia.
Não vou me alongar neste post detalhando obras e diretores, até porque não caberia em tão pouco espaço. Vou comentar apenas a notícia que me trouxe aqui, que é o Oscar Honorário que será dado, em 2010 ao grande produtor Roger Corman.

A estatueta finalmente vai para um mestre do cinema trash e Hollywood se rende à importância do cinema de baixo orçamento para à máquina cinematográfica. Apesar de deslizes recentes (como a versão trash de Quarteto Fantástico tratado aqui mesmo no blog. http://radartrash.blogspot.com/2009/06/um-quarteto-nada-fantastico.html)
Param quem não conhece, saiba que este senhorzinho de 83 é produtor e diretor veterano de Hollywood, conhecido como "O Rei dos Filmes B", já dirigiu cinqüenta filmes (!), como A Pequena Loja dos Horrores e O Corvo (eternizado por Vicent Price) e produziu mais de 350 longa-metragens (!!!!). O melhor de tudo é que continua em plena atividade.
Foi este incansável senhor, sempre à margem da grande industria, que revelou grandes diretores Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, James Cameron, e Ron Howard. O site Boca do Inferno, por exemplo traz um bom resumo da sua vida e obra: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/roger.html.
Por isso, eu repito a mesma frase que pensei quando vi Scorsese subir para receber o seu Oscar: “Vai lá mestre. Pegue o seu prêmio. Você merece!”...
Trailer de O Corvo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário