sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Túmulo Vazio” (The Body Snatcher, 1945).




Um clássico do terror e suspense, que despertou a minha curiosidade por dois motivos principais: o encontro entre Bela Lugosi e Boris Karloff e a direção de Robert Wise: “O Túmulo Vazio” (The Body Snatcher, 45). O filme tem todas as características dos grandes clássicos, onde os diálogos são tão importantes que as imagens e a construção da narrativa, que vai se desenvolvendo lentamente.
A trama mostra um médico respeitado e professor da Escola de Medicina, na Inglaterra do século XIII, Dr. Toddy McFarlane (o veterano Henry Daniell) que, obscuramente, mantêm um negócio bizarro com o assassino Gray (o eterno Frankestein Boris Karloff), que, disfarçado de cocheiro, fornece os cadáveres utilizados nas aulas ao médico.
O roteiro, de Philip MacDonald, é baseado em conto de Robert Louis Stevenson, o autor de “O Médico e o Monstro”. Apesar de ter uma história curta e simples (apenas minutos) a película se destaca por explorar a complexa mente de dois personagens opostos: o metódico McFarlane e o amargurado Gray. A história tem paralelos com o clássico embate entre Jekyll e Hyde, como a utilização da ciência com ferramentas nada nobres e a luta entre personalidades, com a diferença é que naquele conto, tratava-se de uma mesma pessoa.
O filme tem vários destaques. O principal é o embate icônico entre Karloff e Lugosi, que aqui faz um criado do médico e que tenta chantagear Gray. Este filme, por sinal, foi o último onde eles atuaram juntos. Ver dois monstros (literalmente) sagrados do cinema mundial lutando, já vale a experiência. Outro ponto a destacar e o embate de diálogos entre Gray e Toddy, que afinal mostra ter um passado repulsivo por trás do jaleco de médico.
A direção de Wise, como não poderia deixar de ser, é segura. Ele explora bem as cenas noturnas e as mais intensas, como aquela que Gray confronta outro personagem, que eu não vou falar para não estragar a história. O filme também traz também uma cena final assustadora, onde o Dr. McFarlane, dirigindo uma carruagem na tempestade, é assombrado por Gray, e acaba encontrado seu inevitável destino.

Pontos positivos:
- Lugosi e Karloff juntos.
- A direção de Robert Wise.
- O clima de suspense, que o filme consegue manter (deveria ser usado em aulas para os diretores atuais).
- Clássico obrigatório para os fãs do gênero.

Pontos negativos:
- A meu ver, apenas o pouco espaço de Lugosi em cena.



No IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0037549/

Para quem viveu alheio ao Cinema no último século e não sabe quem é Lugosi e Karloff:
http://www.imdb.com/name/nm0000509/
http://www.imdb.com/name/nm0000472/

Um comentário:

Anônimo disse...

FILME FANTÁSTICO. TINHAM QUE LANÇA-LO EM DVD NO BRASIL.